
O aumento no preço dos alimentos tem levado os brasileiros a mudarem seus hábitos de consumo para tentar manter o orçamento sob controle. Segundo uma pesquisa da Brazil Panels Consultoria, em parceria com a Behavior Insights, 41,8% da população passou a comprar alimentos em redes atacadistas como forma de economizar. O levantamento também revela que 95,1% dos entrevistados sentiram aumento no custo de vida nos últimos 12 meses, sendo que 97,2% apontam os alimentos como principais responsáveis pela alta dos preços.
A percepção de aceleração na inflação é reforçada pelos dados do IBGE, que mostram que o setor alimentício teve aumento de 1,14% e puxou a alta de 0,43% do IPCA-15 de abril, com impacto de 0,25 ponto percentual. Para 94,7% dos entrevistados, a alimentação é a área com maior pressão inflacionária. O cenário tem levado à busca por alternativas mais baratas: 17,4% passaram a comprar em mercados de bairro e 5,4% recorreram às feiras livres.
Além da mudança nos locais de compra, os consumidores também estão reduzindo itens considerados menos essenciais. O levantamento mostra que 50,5% da população deixou de comprar azeite. Para o CEO da Brazil Panels, Claudio Vasques, o impacto da inflação vai além do bolso e afeta diretamente a segurança alimentar. “Talvez seja a hora de olhar com mais atenção não só para o que está na mesa, mas para o que está faltando nela”, alerta.
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