
Os preparativos para o conclave que elegerá o novo líder da Igreja Católica avançaram nesta sexta, 2, com a instalação da tradicional chaminé no telhado da Capela Sistina, no Vaticano. É por meio dela que o mundo será informado sobre o resultado das votações secretas dos cardeais a partir de 7 de maio: fumaça preta indicará que não houve consenso, enquanto a branca anunciará a eleição do 267º papa da história.
A chaminé, visível da Praça de São Pedro, foi montada por trabalhadores sobre o telhado do edifício do século 15, famoso pelos afrescos de Michelangelo. A expectativa é que milhares de fiéis se reúnam no local durante os dias do conclave para acompanhar os sinais da votação que definirá o sucessor do papa Francisco, morto em 21 de abril, após mais de uma década de pontificado.
Cerca de 133 cardeais participarão da escolha, sendo aproximadamente 80% nomeados por Francisco, o primeiro papa das Américas. Nos dois últimos conclaves, realizados em 2005 e 2013, a definição do novo pontífice ocorreu ainda no segundo dia de votação — cenário que pode se repetir, dada a predominância dos indicados pelo pontífice falecido.
Seja o primeiro a comentar