Mais de 5 milhões podem ter título cancelado por ausência nas eleições, alerta TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou nesta terça, 20, que mais de 5,3 milhões de títulos eleitorais devem ser cancelados em todo o país. O motivo é a ausência dos eleitores nas três últimas eleições, sem apresentação de justificativa ou pagamento das multas correspondentes. O prazo para regularizar a situação encerrou nessa segunda, 19, mas ainda há uma última oportunidade para evitar o cancelamento definitivo.

Até o dia 29 de maio, é possível solicitar a regularização por meio do autoatendimento no site do TSE ou presencialmente em um cartório eleitoral. A decisão final sobre o cancelamento ficará a cargo do juízo eleitoral, com base na documentação apresentada. O TSE também informou que o cancelamento não será comunicado individualmente aos eleitores.

A partir de 30 de maio, os títulos não regularizados serão automaticamente cancelados. Eleitores nessa situação ficam impedidos de votar, ser votados, emitir passaporte, assumir cargos públicos e realizar outras atividades que exigem quitação eleitoral. A Justiça Eleitoral reforça que, além de pagar os débitos, é necessário solicitar formalmente a regularização para evitar o cancelamento do documento.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*