STF inicia julgamento da denúncia contra o núcleo 3 da trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) inicia nesta terça, 19, às 9h30, o julgamento da denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) contra 12 investigados ligados ao Núcleo 3 da suposta trama golpista articulada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entre os alvos da acusação estão 11 militares do Exército e um policial federal, suspeitos de planejar “ações táticas” para viabilizar o golpe de Estado.

O colegiado vai decidir se os denunciados se tornarão réus pelos crimes de organização criminosa armada, tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça, além de deterioração de patrimônio tombado. Essa fase do julgamento dá continuidade à análise das denúncias da PGR, que já resultaram em 21 réus nos Núcleos 1, 2 e 4, incluindo o próprio ex-presidente Jair Bolsonaro, tornado réu em março deste ano, por unanimidade.

Os integrantes do Núcleo 3 são os militares Bernardo Romão Correa Netto, Cleverson Ney Magalhães, Estevam Theophilo, Fabrício Moreira de Bastos, Hélio Ferreira, Márcio Nunes de Resende Júnior, Nilton Diniz Rodrigues, Rafael Martins de Oliveira, Rodrigo Bezerra de Azevedo, Ronald Ferreira de Araújo Júnior, Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros, e o policial federal Wladimir Matos Soares. Ainda falta o julgamento do Núcleo 5, que tem como único acusado o empresário Paulo Figueiredo, neto do ex-presidente João Figueiredo, que reside nos Estados Unidos e não apresentou defesa até o momento.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*