Oposição reage e quer explicações de Haddad sobre aumento do IOF

O aumento das alíquotas do IOF (Imposto Sobre Operações Financeiras) gerou reação imediata da oposição, após críticas do mercado e de empresários. O líder da Oposição na Câmara, deputado Zucco (PL-RS), apresentou um requerimento de convocação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos sobre o que classificou como uma “barbeiragem econômica” do governo Lula.

Segundo Zucco, a medida é tecnicamente equivocada e penaliza diretamente empresas, especialmente as pequenas e médias, além de sufocar o cidadão comum. O parlamentar acusa o governo de utilizar o IOF, um imposto com função extrafiscal, como instrumento arrecadatório para cobrir déficits, o que, segundo ele, configura um “confisco disfarçado” e desrespeita a Constituição.

O decreto aumentou as alíquotas do imposto em diversas operações financeiras, como crédito para empresas do Simples Nacional, cartões pré-pagos internacionais, remessas ao exterior e seguros de vida. O requerimento apresentado por Zucco será analisado pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*