
Os candidatos que desejam solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem 2025 têm até as 23h59 desta sexta, 2, para enviar o pedido, exclusivamente pela Página do Participante, com login via Gov.br. O prazo foi prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) no fim de abril. A medida também vale para os estudantes que tiveram a isenção em 2024, mas não compareceram aos dias de prova. Neste caso, é necessário justificar a ausência com documentação que comprove motivos como problemas de saúde, falecimento de familiar ou acidente.
Têm direito à isenção os alunos da rede pública matriculados na 3ª série do ensino médio em 2025, aqueles que cursaram todo o ensino médio em escola pública ou como bolsistas integrais em colégios particulares, integrantes de famílias inscritas no CadÚnico e participantes do programa Pé-de-Meia. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) destaca que todas as justificativas de ausência devem se referir às datas regulares do exame de 2024 (3 e 10 de novembro) ou da reaplicação (10 e 11 de dezembro).
O resultado da análise dos pedidos será divulgado em 12 de maio. Caso a solicitação seja negada, o participante poderá recorrer entre os dias 12 e 16 de maio. O resultado final sai em 22 de maio. Mesmo com a isenção aprovada, o candidato precisará realizar a inscrição no Enem 2025, em data a ser divulgada. O valor da taxa de inscrição ainda não foi definido, mas em 2024 foi de R\$ 85 — valor do qual mais de 60% dos inscritos ficaram isentos.
Seja o primeiro a comentar