
Mais de 60 mil aposentados e pensionistas foram atendidos pelos Correios nesta sexta, 30, primeiro dia do serviço presencial para contestação de descontos indevidos nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A ação acontece em mais de 5 mil agências da estatal em todo o país, habilitadas para consultas e acompanhamento de irregularidades praticadas por entidades associativas desde 2019.
O atendimento é gratuito e prioritário para aposentados e pensionistas, com guichês exclusivos em unidades que utilizam sistema de filas. No entanto, logo nas primeiras horas da manhã, houve instabilidade no sistema do INSS devido à alta demanda, o que comprometeu temporariamente os atendimentos. Segundo os Correios, a falha durou cerca de uma hora e foi rapidamente estabilizada.
Ainda nesta sexta, o advogado-geral da União, Jorge Messias, afirmou que o governo pretende ressarcir todas as vítimas até o fim deste ano. Embora o pagamento esteja garantido no orçamento de 2025, a expectativa é que os valores sejam compensados com recursos obtidos a partir de bloqueios judiciais das 12 entidades investigadas. O INSS deve divulgar um balanço do primeiro ciclo de atendimentos no dia 4 de junho.
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