Refrigerantes diet são mais prejudiciais à saúde do que os tradicionais

Os refrigerantes dietéticos são comumente consumidos como uma alternativa mais saudável em relação aos refrigerantes tradicionais. Apesar disso, estudos indicam que seu consumo pode trazer inúmeros problemas à saúde.

A pesquisa mais recente, realizada por cientistas da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos, apontou que a ingestão de refrigerantes diet intensificam o apetite, pois geram a falsa sensação de saciedade.

Em um pequeno ensaio experimental, os pesquisadores notaram que os participantes sentiam mais fome e, consequentemente, consumiam mais calorias após beber refrigerante adoçado artificialmente em comparativo ao consumo de bebidas com açúcar natural.

Foram selecionados para a pesquisa jovens adultos, homens e mulheres, com pesos corporais diversos. Ao todo, 72 pessoas participaram do ensaio, e foram sujeitos a inúmeros testes num período de três visitas dos cientistas.

O estudo, que surgiu de um projeto dos pesquisadores conhecido como Brain Response to Sugar, visou apurar de que forma o cérebro responde à ingestão de açúcares e adoçantes artificiais.

Riscos dos dietéticos à saúde
Diversas outras pesquisas avaliaram os malefícios do consumo frequente de bebidas dietéticas, como os altos índices de depressão, hipertensão, a presença de doenças cardiovasculares e os riscos de parto prematuro para mulheres grávidas. Apesar de não haver comprovação de que essas bebidas causam esses quadros, a composição desses refrigerantes, conhecidos como bebidas de calorias vazias, pode ser um fator de risco para seu desenvolvimento.

As bebidas dietéticas apresentam doses a mais de sódio para compensar o sabor perdido pela diminuição de açúcar. Logo, o excesso de sódio gera a retenção de líquidos e, diante disso, o aumento da pressão arterial, sobrecarregamento dos rins e do coração.

 

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*