Brasil se junta à Aliança contra crime organizado na América do Sul

Anderson Torres , Paraguai

Um plano feito pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), apresentado nesta terça, 12, pelo ministro Anderson Torres e a autoridades do Paraguai, visa aumentar o enfrentamento ao crime organizado na América do Sul. “A Aliança Estratégica contra o Crime Organizado Transnacional é uma medida feita minuciosamente pelo governo brasileiro que reunirá os talentos das áreas de segurança dos países do Cone Sul para intensificar e acelerar os duros golpes que estamos aplicando no crime organizado regionalmente”, disse o ministro Anderson Torres, em Assunção, capital do Paraguai, primeiro país que recebeu o convite para se juntar a essa união de forças.

O ministro explica que o Brasil já promove várias operações juntamente com outros países contra o crime organizado, mas jamais participou de um grupo maior e com integrantes permanentes. “ O convite e o anúncio da aliança no Paraguai é uma cortesia por essa nação, que é a mais atuante conjuntamente com o Brasil.”

Histórico
O levantamento do Ministério indica que a operação brasileiro-paraguaia Nova Aliança, entre 2019 e 2021, resultou na destruição de 11.620 toneladas de maconha nos dois territórios. Em 2021, foram exterminadas 5.401 toneladas da droga. Além disso, as duas nações, pela Operação Status, em 2020, apreenderam R$ 230 milhões em bens de traficantes que agiam perto da cidade de Pedro Juan Caballero no Paraguai.

Por meio das Operações Fronteira Segura I, II e III policiais binacionais prenderam lideranças do Primeiro Comando da Capital (PCC) que atuavam entre Pedro Juan Caballero e Ponta Porã no Brasil.

FONTE: EBC

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*