GDF antecipa a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos

O governo do Distrito Federal deu início à campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos nesta quarta, 6. A antecipação da medida ocorreu depois que a Secretaria de Saúde confirmou que “um paciente do sexo masculino de 15 a 19 anos de idade foi infectado e está com a doença, em estado grave”.

A imunização será feita de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. “Esperamos vacinar pelo menos 80% da população animal”.

O último caso da doença ocorreu em 1978 na capital federal. A doença é caracterizada por sintomas neurológicos em animais e seres humanos, com o vírus se multiplicando no local da lesão e posteriormente migrando para o sistema nervoso e para diferentes órgãos, principalmente para as glândulas salivares.

O vírus pode ser transmitido por mordidas, arranhões ou lambidas, tanto de animais domésticos infectados, como de animais silvestres. Animais aéreos, como em morcegos, e rurais, como em cavalos e vacas, também podem ser fontes contaminantes.

Uma ação que ameniza a possibilidade de propagação da doença é a de lavar imediatamente o local da ferida causada pelo animal, com água e sabão para, e logo após ir a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para orientação.

A vacina antirrábica estará liberada durante o ano inteiro em todos os Núcleos Regionais de Vigilância Ambiental.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*