Exportações de cachaça alcança recorde histórico neste ano pós-pandemia

Em um cenário de recuperação, após diminuição nas vendas externas devido à pandemia, o setor produtor de cachaça já vinha mostrando recuperação em 2021, mas neste ano tem motivos maiores para comemorar. O setor registra, em 2022, um recorde no valor exportado. Foram US$ 18,47 milhões exportados, o maior valor dos últimos 12 anos e 54,74% maior que as exportações de 2021. A pesquisa foi feita pelo Comex Stat, o sistema de dados de comércio exterior do governo federal, e compilados pelo Instituto Brasileiro da Cachaça (Ibrac), e aponta um levantamento de janeiro a novembro.

Em comparação com 2019, os números de 2022 são superiores em aproximadamente US$ 4 milhões.Houve ainda um crescimento no volume exportado. Foram 8,6 milhões de litros exportados, um aumento de 30,38%.

De acordo com Carlos Lima, diretor executivo do Ibrac, o cenário promissor é fruto de diversos fatores, destacando-se a retomada o das atividades econômicas após a retração provocada pela covid-19. “Apesar de termos tido um crescimento no ano passado, a volta efetiva dos bares e restaurantes trouxe um otimismo no mercado, além do retorno dos eventos também”, disse.

Atualmente, a cachaça é exportada para 72 países. Em termos de valor exportado, os principais são os Estados Unidos, Alemanha, Portugal, Itália, França e Paraguai. Este ano trouxe, inclusive, um aumento significativo na participação de alguns desses países, que até então não estavam entre os principais mercados. Portugal mais que dobrou nos valores de compra e a Itália teve um aumento de 180% nas cifras.

O Ibrac realiza com a Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) um projeto de promoção de exportação da cachaça. Consiste em ações de promoção da cachaça e com proteção da denominação da cachaça como uma marca.

Micro e pequenas empresas fazem parte do mercado internacional por meio deste programa. O objetivo é aumentar a base exportadora e manter os bons números nos próximos anos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*