Uso de lentes de contato na infância demanda cuidados para prevenir infeccções

FOTO DIVULGAÇÃO: NEWLENTES

As lentes de contatos oculares podem ser usadas por criança. Porém, deve-se respeitar os limites mínimos de idade e de outros fatores. Ao optar pelo uso das mesmas , em substituição aos óculos, exige responsabilidade e cuidados para prevenir problemas na córnea e em outras estruturas oculares.

Segundo a oftalmopediatra Dra. Marcela Barreira, a primeira informação que os pais precisam ter é que o uso das lentes de contato não é isento de riscos. Outro aspecto é que na hora de optar pelas lentes é necessário avaliar se a criança já tem autonomia e maturidade para adotar os cuidados diários, como colocação, remoção e limpeza”.

Normalmente, a criança pode usar lente de contato a partir dos 10 anos de idade. Entretanto, os pais sempre devem supervisionar e ajudar na hora de colocar, retirar e higienizar as lentes.

Benefícios das lentes de contato na infância
A partir dos 10 anos, a troca dos óculos pelas lentes de contato pode trazer uma série de benefícios. Quando a criança começa a entrar na puberdade, os óculos podem causar situações constrangedoras e até mesmo ser um motivo para o bullying.

“Desta forma, a lente de contato pode melhorar a percepção das crianças sobre a sua aparência física. aumentar a confiança, tanto nas interações sociais como na sua capacidade de participar em atividades esportivas”, ressalta Dra. Marcela.

Crianças podem usar lentes de contato por motivo terapêutico
Existem algumas doenças oculares cujo tratamento é feito com lentes de contato especiais. Nestes casos, o uso pode ter indicação em qualquer idade.

“Algumas doenças como catarata congênita, irregularidades na córnea, ceratocone, estrabismos e anisometropia (grande diferença de grau entre os dois olhos), podem demandar a prescrição de lentes de contato precocemente, ou seja, antes dos 10 anos de idade”, comenta a oftalmologista.

Riscos das lentes de contato
Independentemente da idade do usuário, as lentes de contato aumentam o risco de desenvolver infecções oculares graves e outros tipos de complicações.

“Uma das piores consequências do mau uso das lentes de contato é infecção da córnea, chamada de ceratite. Normalmente é causada pela Acanthamoeba, um protozoário que vive na água. Mas também pode ter origem em bactérias que se acumulam nas lentes e nos estojos devido à falta de limpeza adequada”.

De qualquer forma, as lentes de contato também podem causar outros incômodos e os pais precisam estar atentos aos sintomas.

Alguns deles são:
• Ardência ocular;
• Coceira;
• Vermelhidão;
• Sensação de areia nos olhos;
• Lacrimejamento em excesso;
• Visão embaçada;
• Dor nos olhos;
• Acúmulo de secreção nos olhos.

No caso de a criança apresentar qualquer um desses sintomas, os pais devem procurar o oftalmopediatra para avaliação. A prescrição de lentes de contato para crianças é uma decisão que deve ser pensada e avaliada junto aos pais, sempre deixando claro os riscos e os benefícios.

“O principal fator que deve ser levado em consideração é a capacidade de autonomia da criança no que se refere ao uso das lentes. Uma dica é reservar as lentes para ocasiões especiais e, no dia a dia, usar os óculos”, finaliza Dra. Marcela.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*