Samambaia terá seu segundo restaurante comunitário

Foto: Tony Oliveira / Agência Brasília

Depois do Sol Nascente, Samambaia será a segunda Região Administrativa do Distrito Federal a ter dois restaurantes comunitários.

A nova unidade do restaurante está sendo construído na Quadra 833, no Setor de Expansão, conhecido como Portelinha ADE Oeste. O espaço oferecerá, depois de inaugurado, café da manhã, almoço e jantar todos os dias, inclusive feriados, ao custo de R$ 2. Serão servidas aproximadamente 5.150 refeições por dia.

Samambaia foi a primeira cidade do DF a ter um Restaurante Comunitário nos moldes que funciona hoje. À época, foi batizado com o nome de Rorizão, em homenagem ao ex-governador Joaquim Roriz, na Quadra 501, às margens da BR-60.

“A área [Samambaia] tem um alto índice de insegurança alimentar e vulnerabilidade social. Essa nova unidade vai atender e elevar a segurança alimentar da cidade. Muitos moradores da região têm dificuldades para se deslocar para outro restaurante comunitário. Além disso, o espaço está sendo construído ao lado do CRAS, o que fortalece o atendimento e as ações de desenvolvimento social no território”, destaca Jardesson Calazans, diretor de Gestão de Equipamentos de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Como está a obra?
Com um investimento inicial de R$ 7,5 milhões, a Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) é a responsável pela construção do equipamento público. O terreno possui 5.618 m², e a área a ser construída será de 1.324 m². Atualmente, toda a área que dará suporte ao restaurante está em fase de acabamento.

As casas de bombas, de gás, depósito, caldeira, salas administrativas e de nutrição já foram construídas e estão recebendo os ajustes finais. A área central, onde ficará o salão com mesas e cadeiras e parte da cozinha, está recebendo as vigas e as estruturas de ferro para a cobertura do telhado.

“A cobertura está sendo colocada, estamos com boa parte da obra executada. Toda a parte de serviços, como depósitos de caldeira e as casas de apoio, estão em fase de acabamento. Agora, estamos na fase de execução da parte interna. A obra está em um bom ritmo e, acredito que, quando começar o período de chuva, não irá prejudicar o andamento dos serviços”, explica o engenheiro da Novacap, Juan Carlos Del Carbio.

O projeto engloba uma edificação em alvenaria, com salão de refeições mobiliado, cozinha industrial climatizada, salas de nutrição, áreas administrativas e técnicas, banheiros, vestiários, setor para armazenamento de alimentos e câmaras específicas para resfriamento, congelamento e descongelamento, áreas para higienização e controle de alimentos, bem como para a limpeza de utensílios. Também haverá estacionamento com 33 vagas e bicicletário.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*