Um ano após os ataques, Brasília se prepara e reforça segurança no 8 de Janeiro

Com a proximidade do dia 8 de janeiro, que marca o primeiro ano dos ataques às sedes dos Três Poderes, o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) assinaram, na última quinta, 4, o Protocolo de Ações Integradas (PAI), um planejamento que delineia a atuação dos órgãos de segurança pública do DF para a referida data. No mesmo dia, está programada uma sessão solene em celebração à democracia no plenário do Senado Federal, às 15h.

Entre as medidas a serem adotadas, destaca-se o reforço do policiamento na Esplanada dos Ministérios, com 250 homens da Força Nacional prontos na área do Palácio do Planalto. Cerca de 2 mil policiais militares do DF estarão a postos para atuar na área central de Brasília, com a possibilidade de realização de linhas de revista, se necessário. As agências de inteligência locais e federais têm monitorado redes sociais em busca de possíveis mobilizações em 8 de janeiro. Além disso, as vias da Esplanada serão monitoradas por câmeras e drones, transmitindo imagens ao vivo para o Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob).

O trânsito na Esplanada dos Ministérios será parcialmente fechado na N1, da L4 até a Avenida das Bandeiras, com a possibilidade de reavaliação e modificação conforme as circunstâncias do dia e do evento, de acordo com a avaliação das forças de Segurança Pública do DF. O ministro da Justiça e Segurança Pública em exercício, Ricardo Cappelli, assegurou que no dia “todas as forças estarão mobilizadas para garantir que seja um dia histórico de celebração democrática”.

Medidas preventivas também incluem a instalação de gradis ao redor do Congresso Nacional e nas proximidades da Avenida José Sarney. Possíveis ocorrências relacionadas ao evento serão encaminhadas para a 5ª Delegacia de Polícia, da Asa Norte, que contará com efetivo reforçado.

O PAI foi elaborado em colaboração com representantes da Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), Ministério da Justiça e Segurança Pública, e chefes da segurança do Legislativo e Judiciário federais.

PUBLICIDADE

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*