Mais de 41 mil motoristas no DF precisam regularizar o exame toxicológico

Segundo dados da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), mais de 41 mil condutores habilitados nas categorias C, D e E estão com o exame toxicológico em atraso no Distrito Federal. O teste periódico é exigido independentemente do exercício de atividade remunerada e deve ser regularizado junto ao Departamento de Trânsito (Detran-DF) conforme o mês de validade da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Os condutores com CNH vencendo entre janeiro e junho têm até o próximo domingo, 31, para regularizar a situação, enquanto aqueles com vencimento entre julho e dezembro têm prazo até 30 de abril. Os prazos foram estabelecidos pela Deliberação nº 272, de 25 de janeiro de 2024, do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), reforçando a importância do cumprimento das normas para evitar penalidades.

Desde 2015, os motoristas das categorias C, D ou E devem realizar o exame toxicológico no momento da habilitação, renovação da carteira e a cada 2 anos e 6 meses, ou a cada 3 anos para pessoas com mais de 70 anos. O teste, realizado a partir da coleta de uma pequena amostra de cabelos, detecta substâncias consumidas nos últimos 90 dias, incluindo anfetaminas, canabinoides, cocaína e opiáceos.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*