IPCA de março é impulsionado por altas nos preços de alimentos e planos de saúde

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou uma inflação de 0,16% em março deste ano, segundo dados divulgados nesta quarta, 10, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As altas nos preços dos planos de saúde, do tomate e da cebola foram os principais responsáveis por esse índice, após uma inflação de 0,83% em fevereiro.

O preço da cebola subiu 14,34% no mês, enquanto o do tomate teve um aumento de 9,85%. Outros alimentos que contribuíram para o aumento dos preços foram a banana prata (7,79%) e o açaí (14,20%), entre outros.

Além dos alimentos, os planos de saúde também apresentaram aumento de 0,77% no mês, devido ao reajuste autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Esse aumento contribuiu para a inflação do grupo saúde e cuidados pessoais, que teve uma variação de 0,43%.

Por outro lado, o grupo transportes registrou deflação de 0,33%, o que ajudou a conter a inflação geral. Itens como passagens aéreas, gás veicular, óleo diesel e tarifa do ônibus urbano apresentaram queda de preços, contribuindo para o recuo do IPCA em relação ao mês anterior.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*