Jair Bolsonaro promulga a Convenção Interamericana para combater o racismo

O presidente da República, Jair Bolsonaro, promulgou a Convenção Interamericana contra o Racismo, a Discriminação Racial e Formas Correlatas de Intolerância. O documento validado pelo Senado em fevereiro de 2021, foi divulgado nesta terça, 11, no Diário Oficial da União (DOU). Por meio da publicação, a convenção é incorporada ao ordenamento jurídico nacional e se torna emenda à Constituição Federal.

A convenção, realizada em Guatemala, foi adotada em julho de 2013 pela Assembleia-Geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Os países integrantes da OEA são responsáveis por aderirem o compromisso de prevenir, proibir, punir e acabar com o racismo, a discriminação racial e de todas as formas de intolerância vinculadas.

Os Estados devem adotar medidas ou políticas especiais e atitudes afirmativas que garantam o direito e liberdade necessários das pessoas ou grupos sujeitos a esses infortúnios sociais.

A convenção incita os Estados participantes a criarem e estabelecerem políticas que gerem tratamento equitativo e igualdade de oportunidades a todos em diversos âmbitos sociais, tais como de caráter educacional e trabalhista, por exemplo.

O texto também afirma que os sistemas jurídicos e políticos do Estado devem abranger corretamente a diversidade de suas sociedades.

Também será instituído um Comitê Interamericano para a Prevenção e Eliminação do Racismo, Discriminação Racial e Todas as Formas de Discriminação e Intolerância.

FONTE: EBC

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*