Vibrantes e atraentes, ipês-amarelos começam a florescer nas ruas de Brasília

Trazendo vida e cor para as ruas de Brasília, o ipê-amarelo, vibrante e radiante, começa, finalmente, a florescer e embelezar a capital federal. A espécie é um cartão postal de Brasília, por isso é apreciada pelos brasilienses e visitantes, que registram sua perfeição em fotos, fazem selfies em frente a árvore e aproveitam para aquele descanso sob a sombra dele.

Floração
Falta pouco para que as árvores sejam tomadas pelo tom amarelo. Os frutos já começam a surgir. A engenheira agrônoma Carmen Regina diz que o ápice da espécie deve aparecer em, no máximo, 10 dias. “Varia de planta para planta. A floração dura até 15 dias em cada uma. Como temos muitas árvores plantadas, vamos ficar um bom tempo tendo flores”, esclarece.

Em relação aos frutos, ela destaca que seu surgimento ocorre logo após a floração. A dispersão das sementes dos ipês ocorre pelo vento. A germinação da árvore pode durar uma semana, se as sementes forem novas. Caso sejam um pouco mais velhas, o ciclo pode demorar mais.

Beleza na capital
Brasília conta com mais de 600 mil pés de ipês das cinco cores plantados, de acordo com a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap), responsável por cuidar das árvores. No Plano Piloto, onde há a maior predominância, existem mais de 25 mil exemplares.

O órgão também é responsável pelo plantio da árvore nas áreas verdes das quadras e ao longo das vias, como a W3, o Eixo Monumental e a L4. A maior quantidade está nos Eixos Norte/Sul.

Os brasilienses são contemplados com a presença de ipês-roxos, amarelos, rosas, brancos e verdes. As cores obedecem a uma ordem de floração em cada época do ano.

SUA CONTABILIDADE EM ORDEM?

PUBLICIDADE

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*